Informação importante para você que possui criptomoedas!
Com a chegada das criptomoedas no mercado, muitos contribuintes brasileiros passaram a diversificar ainda mais os investimentos. Mas como se trata de uma “nova” forma de investimento no mercado, fica sempre aquela dúvida: devo declarar minhas criptomoedas (Bitcoin, Ethereum, Binance Coin e etc) no meu Imposto de Renda?
A resposta é: DEPENDE!
A Receita Federal não obriga que contribuintes com menos de R$ 5 mil em uma criptomoeda a declare no Imposto de Renda. Porém, acima desse valor, a declaração é obrigatória, sob risco de cair na malha fina!
Em comunicado recente, a Receita Federal alertou em seu site oficial que os investidores de bitcoin ou outras criptomoedas estão obrigados a declarar suas moedas digitais ao regulador, seja na declaração anual de Imposto de Renda (IR) ou mensalmente, caso atenda aos requisitos determinados pelo órgão.
Mesmo àquele contribuinte que usa uma exchange internacional deve declarar seus criptoativos, visto que de alguma forma é possível que a nossa fiscalização consiga essas informações depois de anos. E se isso acontecer, o contribuinte vai receber uma carta da Receita Federal cobrando multa com juros. Então a dica é a seguinte: declare sempre o que você recebeu, o que você pagou e o que você tem. Se o seu dinheiro é lícito, não há motivos para esconder.
Quem está sonegando tem que temer a Receita Federal, mas o contribuinte honesto e que comprou seu bitcoin, não precisa ter medo. Basta declarar com precisão tudo que tem.
Possui criptoativos e está com dificuldades de declarar o seu Imposto de Renda? A Contabilidade LJ pode te ajudar!