Por que terceirizar a minha contabilidade? Vale a pena?

O departamento contábil é um setor essencial para qualquer empresa, independentemente de seu porte ou área de atuação. O contador, por sua vez, é um profissional que está diretamente atrelado às atividades burocráticas e legais, portanto, quando administrado de maneira incorreta, pode gerar grandes prejuízos ao seu negócio.

Nos últimos anos, terceirizar os serviços de contabilidade tem sido uma alternativa muito adotada por diferentes empresas, já que é uma prática economicamente saudável e pode gerar excelentes resultados.

Portanto, se você deseja entender mais sobre as vantagens de terceirizar a contabilidade da sua empresa, continue sua leitura até o final!

Afinal, o que é terceirização contábil?

Em resumo, o processo de terceirização da contabilidade é adotado para que a empresa possa delegar as atividades contábeis à outra pessoa ou escritório de contabilidade, ao invés de contar com uma equipe interna.

Na prática, esse tipo de contratação habitualmente se dá a partir de um acordo com prestação de serviços entre as partes. O escopo do projeto, ou atividades que serão desempenhadas, por sua vez, devem ser previamente combinadas para que a parceria firmada se torne realmente útil e proveitosa.

Quando a terceirização é recomendada?

Antes de terceirizar os serviços da sua empresa, é preciso considerar alguns aspectos importantes, como o porte do seu negócio. Em via de regra, o tamanho de uma empresa pode influenciar diretamente na qualidade dos processos internos.

Em outras palavras, quanto maior a empresa, maiores são as responsabilidades e, eventualmente, os procedimentos que precisam ser ajustados para garantir maior fluidez e resposta positiva ao negócio.

Portanto, quanto maior o tamanho da organização, como no caso de haver outras filiais, melhor o desempenho da contabilidade terceirizada. Por fim, a terceirização se trata de um serviço de consultoria especializada, logo, os resultados tendem a ser melhores em todos os aspectos.

Vale a pena terceirizar minha contabilidade?

Em linhas gerais, terceirizar a contabilidade é uma decisão que impacta diretamente na redução de custos de um negócio, afinal, a empresa não precisará dedicar uma equipe interna para administrar o setor, portanto, dispensa-se também o custo com estrutura, salários, etc.

Em contrapartida, para garantir a eficiência do serviço, é preciso avaliar cautelosamente a real necessidade de terceirização dos serviços contábeis da sua empresa. A dica mais valiosa, nesse caso, é investigar também a idoneidade da empresa contratada, para evitar assim prejuízos e futuras dores de cabeça.

Se gostou deste artigo e deseja terceirizar a contabilidade da sua empresa, entre em contato conosco agora mesmo e confira as soluções disponíveis para o seu negócio!

A Contabilidade LJ é uma empresa de contabilidade na grande BH que oferece um atendimento personalizado aos clientes, através da sua capacitada equipe técnica multidisciplinar.

Agende uma consultoria agora mesmo, ligue (031) 3318-2394 ou chame a gente no WhatsApp clicando aqui.