Tudo o que você precisa saber sobre a legislação trabalhista

Entenda o que é a legislação trabalhista e como ela funciona

Esclareça suas dúvidas sobre a legislação trabalhista e proteja sua empresa contra processos judiciais

A fim de manter sua empresa em conformidade com a legislação trabalhista, garantindo a proteção contra processos, multas e demais sanções dos órgãos competentes, bem como um ambiente de trabalho saudável e uma boa relação com os seus colaboradores, é fundamental que você entenda o que é a legislação trabalhista e como ela funciona.

Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o tema.

O que é a legislação trabalhista e como ela funciona?

A legislação trabalhista pode ser definida como um conjunto de regras, normas e leis que estabelecem e regulam as relações trabalhistas entre empregador e empregado — tanto na área urbana quanto na área rural.

Desse modo, ela estabelece as obrigações das empresas, bem como os direitos e os deveres dos empregados, a fim de garantir que eles sejam cumpridos. Além disso, também são estabelecidos a previsão de multas e as demais sanções às empresas que descumprirem as normas trabalhistas.

Vale ressaltar também que, no Brasil, encontramos normas trabalhistas estabelecidas, principalmente na

  • Consolidação das Leis do Trabalho (CLT);
  • Súmulas; e
  • Orientações jurisprudenciais do Tribunal Superior do Trabalho;

A CLT é a mais conhecida e importante, a qual estabelece os direitos e os deveres dos empregadores e empregados, tratando de assuntos, como:

  • Jornada de trabalho;
  • Remuneração;
  • Férias;
  • Aviso prévio;
  • Licenças e rescisão de contrato de trabalho;
  • Normas de segurança do trabalho etc.

Também precisamos destacar que a legislação passou e vem passando por muitas alterações e atualizações ao longo do tempo a fim de se adequar à realidade do país — como é o caso da reforma trabalhista de 2019. Saiba mais a seguir!

Leia mais: Contrato PJ: Como funciona, diferenças para CLT e direitos

Legislação trabalhista: o que mudou com a reforma trabalhista?

Dentre as principais mudanças na legislação trabalhista provocadas pela reforma trabalhista, podemos destacar:

Jornada de trabalho: agora são permitidos acordos da jornada de trabalho entre o empregador e o empregado sem que haja intervenção do sindicato. Também é possível:

  • Jornada parcial de até 30 horas sem horas extras;
  • Jornada de 26 horas semanais, com direito de até 6 horas extras e 50% de remuneração adicional.

Contribuição sindical: agora é opcional.

Home office: os profissionais podem receber demandas de trabalho sem a necessidade do controle de jornada. Entretanto, as regras devem ser estabelecidas no contrato assinado pelas partes envolvidas.

Trabalho intermitente: as empresas podem elaborar contratos de trabalho não contínuos. Nessa situação, o pagamento é realizado com base na hora trabalhada, não podendo ser inferior ao salário mínimo vigente.

Período de almoço: agora, esse período pode ser acordado entre a empresa e os sindicatos, devendo constar em um acordo ou convenção coletiva. Entretanto, esse acordo precisa respeitar o limite mínimo de 30 minutos para jornadas superiores a 6 horas diárias.

Conte com a Contabilidade LJ para manter sua empresa em conformidade com a legislação trabalhista!

Problemas com a legislação trabalhista podem expor sua empresa a processos judiciais, ao pagamento de multas e a demais sanções.

Felizmente, ao contar com os serviços da Contabilidade LJ, nós vamos cuidar de toda a parte de gestão pessoal de sua empresa, garantindo a eficiência e a motivação dos seus colaboradores, bem como o cumprimento da legislação tributária.