Diferente do Microempreendedor Individual, todas as empresas, mesmo que se encaixem nas características de microempresas, precisam de um contador, não só porque a lei exige, mas principalmente para tornar o negócio mais eficiente e seguro.
Contar com a ajuda de um contador pode ser a melhor opção de crescimento para o seu negócio. Isso porque, além de cuidar de todos os documentos que o governo exige de maneira correta, ele auxilia na abertura da empresa conforme as leis, além de planejar o setor financeiro, verificar informações para tomar decisões e cuidar dos lucros da empresa.
Hoje separamos as principais informações para que você possa entender um pouco mais sobre a importância da contratação de um contador para a sua microempresa, independente do segmento do seu negócio.
Boa leitura!
Contador para microempresa: é realmente necessário?
Como dissemos, diferente dos MEIs (Microempreendedores Individuais), todas as empresas precisam de um contador no seu negócio, principalmente para responder ao governo todas as questões que envolvem a contabilidade da empresa.
Todos os arquivos que são enviados de maneira digital, o balanço da empresa, documentos contábeis e os livros contábeis precisam ser assinados por um profissional de contabilidade que tenha o seu registro ativo no conselho.
O contador é um profissional que cumpre com as obrigações legais da empresa. Ele é o responsável por acompanhar o andamento do negócio junto aos órgãos fiscalizadores.
É possível abrir uma empresa sem precisar de um contador, mas não é muito indicado. Além disso, dentro da rotina de trabalho da empresa, o contador é indispensável. Isso porque existem obrigações que só podem ser cumpridas através desse profissional, capaz de conduzir todos os processos que são destinados à sua especialidade.
O contador também oferece auxílio ao empreendedor orientando sobre as melhores estratégias que podem ser traçadas para que haja um crescimento da empresa, fazendo com que todas as demandas sejam atendidas e estando a frente dos concorrentes.
Muitas pessoas acabam pensando que para se livrarem dessas responsabilidades, a melhor opção é ser um MEI, mas não é assim que funciona. Existem muitas diferenças entre o Microempreendedor Individual e a Microempresa. Entenda mais a seguir.
Diferenças do Microempreendedor e Microempresa
Uma das principais e maiores diferenças sobre o MEI e a ME é o teto de faturamento, que implica diretamente no valor limite para a emissão de notas.
Para o Microempreendedor Individual, o teto de faturamento é de até 81 mil reais todos os anos para ser emitido em notas fiscais. Além disso, o empreendedor responsável não pode participar de outras empresas como sócio.
Para a Microempresa, o valor do teto de faturamento é de até 360 mil reais para serem emitidos em notas fiscais durante o ano. A microempresa se enquadra como Lucro Real, Simples Nacional ou Lucro Presumido, dependendo da escolha da estratégia e atividade do negócio.
Para que você consiga decidir entre essas duas opções e qual a melhor segundo a empresa que você deseja abrir, o contador poderá te ajudar.
Isso porque o MEI, por exemplo, não pode exercer todas as atividades, e por isso, é importante avaliar se abrir esse formato de empresa é interessante para o seu caso. Além disso, se você deseja ter uma equipe ou mais de um funcionário, a melhor opção é abrir uma Microempresa.
Escolher entre essas duas opções vai depender da situação em que você se enquadra, e caso não consiga escolher, poder contar com a ajuda de especialistas em contabilidade é a melhor opção para o seu empreendimento.
Vantagens da contratação de um contador para Microempresa
Existem diversas vantagens que envolvem a contratação de um contador para a microempresa. Veja algumas delas abaixo:
Auxilia o processo de abertura da empresa
Se você deseja abrir uma empresa, saiba que vai precisar lidar com diversos procedimentos que muitos empreendedores não conhecem. Nessas horas o contador é o profissional ideal para te ajudar com todos os detalhes que envolvem esse processo.
Ele te ajuda com todo suporte necessário para que você entenda o regime de tributação, capital social, informações sobre o CNAE e tudo o que envolve a abertura de um CNPJ.
Ajuda a organizar a rotina da empresa
Outra vantagem da contratação de um contador para a microempresa é que todas as informações detalhadas do setor financeiro, o lançamento diário e mensal de entradas e saídas, a administração dos lucros, estoque e equipamentos podem ser organizados por um contador.
Esse profissional recebe todas essas informações e organiza através de relatórios mensais, semestrais e anuais, para que a empresa possa prestar satisfação ao Fisco.
Gera relatórios para tomada de decisões
Através de toda a documentação que é de responsabilidade do contador, ele consegue não só cumprir com as exigências da lei para que a empresa esteja em pleno funcionamento, mas também orienta sobre as melhores decisões a serem tomadas junto à gestão empresarial.
Cuida da regularização da empresa
O contador também é responsável por fornecer todos os dados para os sócios da empresa e também para o governo. Para o governo, essas informações precisam ser passadas de forma correta, para que a empresa não precise lidar com multas ou restrições que impeçam o seu funcionamento.
Quando você contrata um contador para a sua microempresa, as obrigações são todas cumpridas dentro das leis, além dos prazos serem seguidos com mais precisão.
Agiliza os processos administrativos da empresa
Geralmente a contratação do contador é direcionada apenas para ajudar o empreendedor em assuntos relacionados a finanças ou impostos, não é mesmo?
Mas, o contador pode auxiliar na agilidade dos processos administrativos de gestão da empresa, fazendo com que estratégias de lançamento de produtos sejam traçadas, novos equipamentos adquiridos, o estoque bem gerenciado, contratação de novos funcionários e auxiliar na tomada de outras decisões.
Poder contar com especialistas em contabilidade para pequenos negócios é a melhor opção para que você como empreendedor consiga ter acesso a todas as informações que envolvem os dados da sua empresa de maneira transparente, fazendo com que o controle seja maior, e garantindo o bom funcionamento perante o cumprimento das exigências das leis