Retorno financeiro: o que você deve saber para calculá-lo

Retorno financeiro é o dinheiro que você ganhou ou perdeu com um investimento feito em determinado período. Embora pareça simples, e de fato não é um conceito difícil, o retorno financeiro não pode ser confundido com o lucro ou o fluxo de caixa. Mas não se preocupe, porque vamos esclarecer como calcular e usá-lo a seu favor neste post.

É importante que proprietários de empresas e profissionais autônomos sejam prudentes em relação ao retorno financeiro, pois essa informação pode determinar futuros investimentos em equipamentos, estratégias de marketing e cursos, por exemplo.

A seguir, vamos explicar em mais detalhes o que é retorno financeiro e como fazer o cálculo e melhorar os seus resultados. Confira e tire suas dúvidas!

Afinal, o que é retorno financeiro?

Seja lá qual for o seu investimento, independentemente do tempo estabelecido ou da quantidade de dinheiro, haverá um ganho ou uma perda. O retorno financeiro será o resultado da diferença entre o valor das despesas e o lucro adquirido.

Aqui está um exemplo. Você gastou R$ 500 em novos equipamentos de trabalho. Se tentar vender os equipamentos amanhã por R$ 1.500, terá um ganho ou retorno financeiro positivo. Se você vender por R$ 100, terá uma perda.

O retorno financeiro pode ser expresso pelo ROI, um dos indicadores financeiros mais importantes para qualquer empresa. ROI é uma sigla para Return of Investiment, ou Retorno sobre o Investimento. O seu cálculo considera o lucro que você obteve em determinado período e o custo inicial com o investimento.

O resultado de um retorno financeiro/ROI pode ser em porcentagem ou no valor exato de ganho ou perda.

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Como calcular o retorno financeiro?

Calcular o retorno financeiro pode ser difícil se você não usar uma fórmula. Por isso, vamos utilizar aqui a fórmula do ROI, que é a seguinte: Lucro ÷ Custo inicial do investimento x 100.

Vamos a um exemplo. Você decide investir em uma reconfiguração completa do seu website, e o custo total disso chegou a R$ 5.000. Dentro desse valor, estão incluídos os serviços de aprimoramento do processo de compra da loja virtual, o design e a substituição de fotos dos seus produtos anunciados.

Após um mês, a sua loja virtual começa a gerar um lucro de R$ 2.000. Você chega a esse valor depois de deduzir várias despesas com a loja virtual, como taxa de hospedagem, envio de produtos, embalagem etc.

No geral, o retorno financeiro ou ROI do seu investimento após o primeiro mês é: 2.000 ÷ 5.000 x 100 = 40%. Isso significa que o investimento para a reconfiguração do site teve um retorno financeiro positivo de 40% já no primeiro mês.

O que é um bom retorno financeiro?

Na maioria dos cenários, qualquer ganho com um investimento pode ser considerado um bom retorno financeiro. Se você deseja que o seu negócio cresça exponencialmente, precisa colocar como objetivo o maior retorno possível.

Para isso, é preciso aumentar o número de vendas ou a receita com o seu serviço sem aumentar o valor das despesas. Você pode empregar várias estratégias de vendas para alcançar esse objetivo.

Por que é importante calcular?

Calcular o retorno financeiro pode antecipar os resultados que você terá com um investimento. Entendendo se um investimento vai gerar retorno positivo ou negativo, você tem mais dados para tomar decisões que podem ajudar seu negócio a crescer. Isso vale, é claro, não apenas para proprietários de empresas, mas também para autônomos.

O ROI é especialmente importante quando você realiza investimentos financeiros, ou seja, investimentos que podem ser quantificados em números exatos.

Ao fazer um empréstimo com um banco, por exemplo, você vai precisar saber antecipadamente se terá o dinheiro para pagar as parcelas dentro dos prazos. Se sim, já existe uma boa justificativa para fazer o investimento e diminuir riscos de perdas. Por outro lado, se não há perspectivas de ganho, você corre o risco de adquirir uma nova dívida.

Para saber se vale ou não a pena fazer um investimento em médio e longo prazo, você precisa avaliar vários fatores que envolvem a sua situação financeira agora e o que pode acontecer no futuro. Por exemplo, é preciso saber se o seu segmento favorece tal investimento e se ele vai ajudar a fazer seu negócio crescer como o esperado.

Com esses e outros fatores em mente, você vai precisar decidir qual caminho pode gerar as melhores perspectivas de retorno financeiro.

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Como melhorar o retorno?

A melhor maneira de aumentar a receita sem aumentar exponencialmente as despesas é focar no controle de qualidade dos produtos e na comunicação com os clientes.

O controle das despesas é outra etapa importante para melhorar o retorno financeiro. Sem uma projeção das despesas envolvidas na sua produção, você corre o risco de gastar mais do que o previsto no planejamento e, assim, não obter o lucro esperado.

Então, faça um mapeamento de todos os custos fixos que você tem para garantir que os produtos cheguem aos clientes.

O controle da contabilidade também pode evitar qualquer prejuízo em relação aos aspectos legais da sua atividade, além de evitar multas, taxas e outras despesas surpresas.

Quer levar seu negócio para o próximo nível? Então, você precisa fazer cada investimento valer a pena. Profissionais de sucesso do mercado unem inteligência, uma compreensão muito profunda do próprio negócio e o uso de indicadores importantes, como o retorno financeiro ou ROI. Agora é com você!

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